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E-mail marketing de teste do Mailchimp é marcado como SPAM

Seus e-mail marketing, seja de teste ou não, seja recebidos em sua própria caixa de entrada ou para outros destinatários, são marcados como SPAM? Você definitivamente não está sozinho. É importante entender como funcionam os filtros de spam e as políticas de servidores antes de apontar o dedo para o seu consultor de marketing ou culpar o software, como o Mailchimp.

Filtros de spam usam muitos critérios diferentes para julgar e-mails recebidos. Cada fator é “avaliado” e atribuído em uma “pontuação de spam” (spam score), que determina se a campanha vai passar pelo filtro. As “pontuações” variam dependendo de servidor para servidor e seu respectivo software antispam, como o velho conhecido SpamAssassin.

Configuração básica

  • Configure corretamente o SPF. Sender Policy Framework, ou Política da estrutura do envio, é um sistema que evitam que outros domínios enviem e-mails não autorizados em nome de um domínio, através de uma autorização dada como uma entrada em seu DNS.
  • Configure corretamente o DKIM. Domain Keys Identified Mail, ou Chaves de domínio, é uma especificação que define um mecanismo para autenticação de e-mail baseado em criptografia de chaves públicas.
  • IPs do servidor de disparo de e-mail liberado e autorizado (whitelist)
  • Ao criar seu e-mail marketing, evite PALAVRAS EM CAIXA ALTA.
  • Procure balancear 80% texto e 20% imagem.
  • Inclua poucos links ou apenas um call-to-action.
  • Evite que o assunto (subject) tenha palavras como grátis e download.
  • Adicione o nome do destinatário.
  • Prefira e-mail em formato de texto puro, ao invés de HTML.
  • Verifique a pontuação de SPAM de seu HTML ou texto no Postmark ou SpamScoreChecker.

Política de servidores

Toda conta de e-mail da Locaweb tem anti-spam instalado por padrão, por exemplo. Se o e-mail recebido possui mesmo domínio mas de um IP diferente do servidor da Locaweb (ex: um servidor da Malásia envia um e-mail para você usa seu próprio @seudominio.com.br), será classificado como SPAM, independente se há autorização ou não por SPF.

Segundo a Política Anti-Spam da Locaweb: “Caso o IP tenha um reverso x.com.br e ao pingar esse x.com.br não retorna o mesmo IP de origem;”

Para solucionar isso, informe-se sobre os IPs do servidor de envio de emails e libere (whitelist) através de uma adição de entrada TXT em seu DNS, com o seguinte exemplo:

"v=spf1 ip4:192.168.0.1/20 mx/24 ~all"

Os IPs do Mailchimp estão divulgados no site oficial.

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