Tutorial – Converter CMYK para Pantone no Illustrator

Conteúdo revisado e atualizado em 18 de julho de 2013.

Através do Illustrator você pode converter as cores daquele seu logotipo que foi desenvolvido em CMYK para as cores da tabela Pantone. Possui tutorial para as versões CS3 e superior, bem como versões anteriores ao CS2.

Tutorial para versão Adobe Illustrator CS3 ou superior:

Desde a versão do Illustrator CS3, é possível utilizar um recurso nativo chamado Recolor Artwork (Recolorir Trabalho), que serve para harmonizar ou experimentar novas paletas de cores em seu trabalho, testando combinações de matizes, brilho e saturações diferentes; além de oferecer sugestões de combinações análogas e complementares de cores! É mágico!

Além disso, com o Recolor Artwork é possível limitar o grupo de cores baseada em uma biblioteca de paleta (Swatch Library). É lá que estão as paletas Pantone.

Passo 1: Selecione seu trabalho

Selecione todo ou parte do seu trabalho em que haja necessidade de conversão de cores com Selection Tool (atalho V)

Passo 2: Abra a ferramenta Recolor Artwork

Vá em Edit > Edit Colors… > Recolor Artwork

Passo 3: Limite as cores ao grupo de cores da biblioteca Pantone

Clique no botão “Limits the color group to colors in a swatch library” sinalizado em vermelho.

Escolha a Biblioteca Pantone

Passo 4: Veja como ficou e pronto!

Pronto. Note que alterou inclusive as cores do gradient! Muuuuuito bom!!!

Esta dica do Recolor Artwork foi uma colaboração genial do Marlon Bruno da Silva nos comentários. Obrigado amigão! Colabore e comente você também.

Tutorial para Adobe Illustrator CS2 ou anteriores:

Um homem de bom coração desenvolveu um script extremamente útil chamado CMYKtoPMS que faz a medição da cor CMYK e sugere as paletas da tabela Pantone mais próximas. O autor é John Wundes e seu site possui diversos outros tutoriais.

Então vamos lá:

Passo 1: Instalando o Script

Baixe o arquivo aqui clicando com o botão direito e selecionando Salvar link como… e coloque o arquivo com extensão .js na pasta:

  • Do Windows:
    • “C:\Program Files\Adobe\Adobe Illustrator CS3\Presets\Scripts”
    • Ou “C:\Arquivos de Programas\Adobe\Adobe Illustrator CS3\Presets\Scripts”
  • Do Mac:
    • “Applications\Adobe Illustrator CS3\Presets\Scripts”
    • ou “Aplicativos\Adobe Illustrator CS3\Presets\Scripts”

Inicie ou reinicie seu Illustrator e, em File > Scripts… (Arquivo > Scripts), haverá o script como cmyktopms.

Passo 2: Como utilizar?

Selecione um elemento com uma cor CMYK chapada. Mantenha selecionada e vá acesse os script cmyktopms. Uma caixa de diálogo perguntará se deseja incluir o livro de cores Pastel do Pantone. Clique yes.

O script apresentará uma caixa de alerta contendo as paletas Pantone que mais se aproximam da cor seleciona. Anote o número do Pantone e pronto! Depois é só procurar por esse Pantone no livro de cores ou color book em Swatches.

Facilita sua vida na hora de comparar a cor CMYK e Pantone.

Espero que isso seja útil para todos vocês! :o)

Obrigado por todos os comentários. Vocês fazem parte da motivação que preciso para atualizar este blog.

Update #1: Dando um alt+tab de assunto: esse post é o mais popular que já escrevi em meu blog. Portanto gostaria de fazer um “merchan”. Quero muito que vocês conheçam o Nanosite, meu serviço de criação de sites celular. Ficaria muito feliz com o page view e opinião de vocês. Além disso, se você gostou do tutorial, clique no link promoção da Black Friday para ajudar a manter o blog sempre atualizado.

42 comentários sobre “Tutorial – Converter CMYK para Pantone no Illustrator

  1. Olá, muito bom o post…mas uma duvida que me surge é:
    qual biblioteca de Pantone escolher? por exemplo quero fazer brindes emborrachados de minha empresa, seguindo o VERDE do meu logotipo.
    Sempre vejo nesses tutorias pessoal escolhendo Pantone+ solid coated..

    ha alguma razão para isso?

    agradeço se puderem ajudar!
    abs

    1. Diferença do Pantone Coated e Uncoated

      Oi Fábio, escolha Pantone Solid Uncoated se pretende usar uma cor sólida.

      Se a borracha precisa de uma cor inteiriça Pantone, basta informar o código Pantone Solid Uncoated à gráfica e solicite uma aproximação. Se pretende usar cor metalizada, escolha Pantone Metallic Coated (tem menor gama de cores).

      Uncoated e Coated estão ligados diretamente ao acabamento que você busca e o tipo de mídia (Ex: papel). Papel fotográfico absorve pouco enquanto papel jornal absorve muito. Entenda:

      • Pantone Uncoated (não revestido) tem uma acabamento mais fosco e normalmente é mais absorvido pelo papel, deixando a camada de tinta mais “fina”
      • Pantone Coated (revestido) tem um acabamento mais brilhante e não aborve tão bem, deixando uma margem de até 10% a mais na sangria, podendo até causar mudanças na impressão final, em especial no meio-tom. Se optar pelo papel brilhante, você alcança ainda mais brilho comparado à opção Coated.
      • Solid significa sólido, apenas para diferençar da paleta de cores metalizadas Pantone Metallic

      Atualmente, a Pantone vem simplificando o uso do código como U/C (uncoated/coated). Ou seja, consulte um produtor gráfico e relaxe.

    1. Sim, pois a gama de cores CMYK é baseada na mistura. A paleta Pantone é mais limitada que o CMYK (não vamos entrar em detalhes quanto as tintas especiais metálicas que é um assunto diferente). Então, o software tenta aproximar o máximo possível. Por isso é interessante definir primeiro o Pantone e depois o CMYK para não variar, nem que seja um tiquinho rs.

  2. Esse botão “Limits the color group to colors in a swatch library” fica bem escondido mesmo. Tutorial perfeito para "mostrar o caminho das pedras" para chegar à biblioteca Pantone!
    Obrigado e parabéns pelo coteúdo!

  3. Não tá funcionando muito muito bem não. Rola uma discrepância muito grande entre o pantone que o script traz e o que realmente bate com o tom.
    Exemplo: um CMYK de 85,50,0,0 deu PANTONE 7455 C. Mas o que fica mais próximo é o PANTONE 285 C.

    Enfim, bem legal o script, valeu.

  4. É só ir no recolor artwork (illustrator) clique em ( limits the color group to colors in a swatch library ) depois color book e escolha o pantone.

    vlw

    1. André, realmente o script não alcança muita precisão. O principal motivo é que não é possível comparar a gama de cores da paleta Pantone e a mistura CMYK – cada uma alcança uma quantidade díspar de cores. O script auxilia bastante mas o ideal é sempre planejar o uso das cores antes de iniciar o trabalho.

      Vou consultar o método comentado e fazer um update nesse post. Obrigado por essa dica André e o puxão de orelha.

  5. Em CS4 para Mac deve ser copiado para a pasta com o seguinte endereço:
    Adobe Illustrator CS4 / Predefinições / en_US / Scripts / cmyktopms.js

    Muito boa esta dica
    Abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *